24 julho 2006

Elegia desesperada



Senhor, tende piedade das mulheres,
Castigai minha alma mas tende piedade das mulheres
Enlouquecei meu espírito mas tende piedade das mulheres
Ulcerai minha carne mas tende piedade das mulheres
Tende piedade das moças pequenas das ruas transversais
Que de apoio na vida só têm santa janela da consolação
E sonham exaltadas nos quartos humildes
Os olhos perdidos
E o seio na mão.

Tende piedade senhor de todas as mulheres
Que ninguém mais merece tanto amor e amizade
Que ninguém mais deseja tanto poesia e sinceridade
E ninguém mais precisa tanto de alegria e serenidade.

Tende piedade delas, Senhor
Que são puras, que são crianças e são trágicas
E são belas.
Que caminham no sopro dos ventos
E que pecam
E que têm a única emoção da vida nelas.

Tende piedade, Senhor
Das santas mulheres,
Dos meninos velhos,
Dos homens humilhados,
Sêde enfim piedoso com todos
Que tudo merece piedade
E, se piedade vos sobrar, Senhor,
Tende piedade de mim.

VINÍCIUS DE MORAES

Grande mestre que como poucos soube expressar a alma das mulheres que ele tanto amou e que eu compartilho plenamente desse sentimento. GG

Para quem ama a vida e obra desse ser iluminado vale a pena visitar essa página:
http://www.viniciusdemoraes.com.br/