07 fevereiro 2007

Descisão

Tudo começou há vinte anos atrás, em uma madrugada fria de domingo para segunda quando por descuido tive um acidente automobilístico, bati meu carro em um poste, como estava sozinho, só eu sai machucado.
Naquela época não era obrigatório o uso de cinto de segurança e, por conseguinte eu não o usava. Com o choque o meu corpo foi para frente com muita força resultando em uma grave fratura entre a cabeça do meu fêmur esquerdo e a bacia que se quebrou ao meio.
Fui operado e por sorte o médico que me atendeu na emergência do Hospital das Forças Armadas era ortopedista cirurgião chefe e professor da UNB.
A recuperação foi dolorosa e lenta (oito meses), mas inicialmente o meu médico disse que no máximo em dois meses estaria andando novamente e isso não aconteceu. Apesar das fisioterapias, aplicações de ultra-som e infravermelho, quando encostava o pé no chão sentia uma dor interna aguda (entre a cabeça do fêmur e a bacia), sofri outra operação exploratória e depois de mais dois meses da minha “via crucis” continuava sentido dores. Assim resolvi me consultar com outros especialistas, primeiramente de Brasília, depois fui aos médicos do Hospital Sara Kubschek e finalmente ao maior especialista em bacia do Brasil em São Paulo. Todos foram unânimes no diagnostico, ficaria deficiente para o resto da vida e no máximo andaria de bengala.
Eu um jovem de 27 anos, não podia aceitar essa “realidade” e me agarrei ao único “salva-vidas” que era o meu médico, que sempre afirmara que voltaria a andar, correr, jogar, em fim, fazer tudo normalmente como antes. E após a terceira operação, realmente voltei a andar, correr e dar valor as minhas pernas estarem boas novamente. Entretanto ele me disse que por ter sido muito grave a fratura na bacia e como o rompimento da cartilagem foi grande (ele reconstituiu o máximo) ela tinha ficado mais fina que o normal e que com um tempo relativamente curto (em torno de cinco anos) ela acabaria e eu voltaria a sentir dores, pois teria atrito osso com osso (cabeça do fêmur com a bacia).
Como me sentia bem, não me preocupei com isso na época e por isso passei a fazer várias coisas que gostaria, como, por exemplo, vôo à vela, vôo de ultraleve, motociclismo, pilotar avião, mergulho, praticar esportes (não era muito chegado antes).
Isso foi muito bem até sete anos atrás quando estava na praia na região dos lagos - RJ, num salto em uma banana bolt, senti uma dor aguda. Cai no mar, nadei para a margem com dificuldade e com mais dificuldade cheguei ao carro para ir ao apartamento que tinha alugado para as férias. No dia seguinte voltei para Brasília e direto para consulta com o meu médico, que me medicou, passando antibióticos e analgésicos e disse para me preparar para a operação de colocação de próteses (cortariam a cabeça do meu fêmur e trocaria por uma de metal e na bacia colocariam um encaixe também de metal) e que voltaria a ficar normal, o problema é que o material sofre desgaste natural e a vida útil seria somente de 10 anos.
Resolvemos, eu e meu médico, a adiar o máximo possível a operação, ele ainda me disse que quando não agüentasse mais, quando estivesse realmente afetando a minha qualidade de vida, faríamos.
Bem esse dia chegou, hoje fui consultá-lo, pois não estava mais agüentando e resolvi operar em maio próximo, porém para agüentar até lá, modificamos os medicamentos para mais fortes. A boa noticia é que a liga de metal mudou (composto de fibra de carbono) e a duração aumentou para entre 15 a 20 anos.
Depois de vinte anos voltarei à mesa de operação e como otimista e confiante que sou, sei que a minha recuperação será rápida e ficarei ótimo logo.

9 Comments:

At quarta-feira, fevereiro 07, 2007 11:05:00 PM, Anonymous Anônimo said...

São muitas as nossas decisões. No primeiro momento doi muito, da desespero e angustia, mas o tempo, senhor o universo, faz tudo melhorar. Parabens pela decisão. Boa sorte e como dizemos para as mulheres na hora do parto, "tenha uma boa hora". Estamos aqui - acho que posso falar por seus AMIGOS também - para o que der e vier. ( e para o que vier e der - não resisti) Bjs

 
At quinta-feira, fevereiro 08, 2007 6:48:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Bem meu mais doce amigo.

Sei bem o que você sentiu e está sentindo agora.
Minha mãe "mulher mais linda e forte que conheço neste mundo" já fez todo tipo de cirurgia que imaginar; já colocou prótese no joelho esquerdo que durante cinco anos cinco anos se comportaram muito bem, depois disso teve que trocá-las, teve regeição, tirou, ficou um ano sem prótese alguma sentindo dores imensas e a cinco meses recolocou outra prótese mais resistente mas sua recuperação é lenta.
Bem, com todos os sofrimentos e cirurgias que fez nunca deixou de sorrir e ajudar as pessoas, e eu nunca saí do seu lado "acho que é por isso que nunca me casei e virei balsaquiana - kkk".
Quero dizer com isso que apesar de termos tão pouco tempo de convívio pode contar comigo para qualquer coisa, tenho prática nisso (massagem, remédios, choros, colo, etc...).
Você é lindo e especial, tenha centeze de que nunca estará sozinho.
Muitos smack's p ti.

 
At quinta-feira, fevereiro 08, 2007 7:51:00 PM, Blogger Sheila Campos said...

Fiquei verdadeiramente contente em saber que decidiu enfrentar a mesa de operações e deixar para trás as dores. Nosso corpo, apesar de forte, resistente, exige delicadeza - penso eu. Que cuidemos dele com todo zelo, com todo o respeito. No dia-a-dia, sei que faz isso, é um capricorniano caprichoso. Mas acho que esta decisão é de cunho diferente. Acho que ela reflete, também, um ato de responsabilidade e coragem, afinal, quanto antes você a fizer, maiores as chances de ter uma recuperação tranquila. Estamos aqui para o que precisar (eu e a Pandora! Ahahahahahaha!)!

 
At segunda-feira, fevereiro 12, 2007 7:17:00 PM, Anonymous Anônimo said...

GG,
Nós estaremos com você, torcendo pela sua recuperação plena! Um beijo, Bia.

 
At terça-feira, fevereiro 13, 2007 11:22:00 AM, Blogger Thaty said...

Sei que vou repetir o que foi dito aí em cima, mas vou assumir o risco de ser repetitiva: conte comigo para o que precisar. Como até lá já terei celular de novo, vou saber o dia certinho pra ir lá te "atazanar"... Beijão!!

 
At quarta-feira, fevereiro 21, 2007 6:13:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Dindinho lindinho, relutei em ler, pois sabia que iria fazer um comentário, então precisava de paz e tranquilidade e não da correria que estava antes do carnaval. Me acostumei com seu caminhar, mas pode ter certeza que cada vez que vc manca, um dorzinha aguda me dói o coração. Você é um amigo querido e muito especial e sabes bem disso.
A hora certa para as coisas acontecerem é exatamente qd decidimos que elas devem acontecer, então, espero que você aguente direitinho até maio.
Estarei aqui para o que você precisar, como já dise: diga quando deixará eu cuidar de vc que me organizo no meu horário de trabalho.
Beijos ENORMES e te amo muito(não é atoa que estou na sua comunidade!!!)Júnia

 
At quarta-feira, março 28, 2007 12:23:00 AM, Anonymous Anônimo said...

amigo, guerreiro, corajoso, forte, audaz, valente,carinhoso, amado, essencial, prestativo, alegre, disposto, vencedor, batalhador, gentil, preocupado, atencioso, educado...entre tantos outros adjetivos ue existem no mundo..eu sou aquela que tava segurando a placa bem no alto, quando vc estava voltando a andar e eu nem te conhecia...e nelas as palavras que se eu lá estivesse, escreveria: EU JÁ SABIA!
Acreditar em nossa força interior e acreditar que podemos sim remover as montanhas de nossa vida é uma prova que podemos chegar muito longe, muito mais do que pensamos..Tô torcendo por vc e esteja certo: STAND BY ME...FOREVERRRRRRR!!! KISSES BABY, I LOVE YOU HONEY!!!!Lu

 
At sábado, março 31, 2007 11:42:00 PM, Blogger Unknown said...

Você sabe que fiz uma cirurgia no joelho há alguns anos atrás, fiquei sem andar, com os mesmos medos... Sei o que você está sentindo. Estou com você em pensamento. E se precisar de mim, sou boa ouvinte (embora você viva dizendo que eu falo demais...hihihi) Beijinho. Stella

 
At terça-feira, abril 03, 2007 8:25:00 AM, Blogger GG said...

- Luciana obrigado pela força e sua amizade, você sabe que isso significa muiiito para mim.
Beijusss

- Patricinha realmente nos conhecemos a pouco tempo e mesmo assim vc me passa um carinho indescritível. Muito obrigado pelo seu carinho e força.
Beijusss

- Sheilinha realmente a descisão nesse caso é fruto da necessidade, pois hoje não estou mais conseguindo andar "normalmente" pela dor. Obrigado pela força e apoio.
Beijusss

- Bia brigaduu pela torcida e carinho.
Beijusss

- Minha querida Thaty você pode me "atazanar" à vontade. Gosto muito docê.
Beijusss

- Minha querida e linda Júninha, o que posso dizer... Obrigado pelo seu apoio, carinho, atenção e amizade. Vc é uma pessoa muito especial.
Beijusss

- Minha iluminada Lutche obrigado pelo carinho, apoio, torcida, amizade, também gosto muiito docê.
Beijusss

- Minha querida ouvinte Stella obrigado pela força. Gosto de você e sabe disso.
Beijusss

 

Postar um comentário

<< Home